4 de fevereiro de 2014

Projecto 02: Metalofones #1








O que são:
Metalofone é o nome genérico para instrumentos feitos de lâminas de metal que se percutem com baquetas. Este primeiro projecto de construção de metalofones usa medalhas (de bronze ou latão) que produzem sons com alturas definidas dependendo do tamanho e espessura. As medalhas são objectos fáceis de obter (nomeadamente em feiras de velharias) e as diferentes alturas de som podem ser organizadas segundo vários critérios, incluindo a afinação que se encontra num piano ou num metalofone convencional, mas parte do interesse deste projecto é precisamente construir sistemas de afinação diferentes e com isso criar música que tem um sabor exótico. 


Como se fazem:
Materiais e Ferramentas:
Para fazer Metalofones #1 precisa de medalhas, varão roscado (6 mm diâmetro), fêmeas (M6) (de orelhas e convencionais), uma caixa de madeira (por exemplo uma caixa de garrafas de vinho) e fita de electricista. Vai precisar de torno, serra de aço, berbequim e broca, lima e x-acto ou tesoura.


Processo de Construção:
O processo de construção é médio-simples e demora algum tempo (depende do número de medalhas que se quiser montar). Um instrumento como o que está nesta figura (com 13 medalhas) pode demorar cerca de 2 horas a construir. Pode começar por furar as medalhas, definir a sua disposição sobre a caixa e furar a caixa.



De seguida deve-se cortar o varão roscado (25-30 cm) e limar as arestas. Note-se que o torno que consta na fotografia não é uma situação real (o torno deverá estar fixo a uma bancada).




Os varões montam-se nos buracos da caixa (colocando uma fêmea e anilha de cada lado da caixa e regulando a altura a que podem ficar as medalhas).



Na parte superior deve ser colocada uma fêmea convencional e à volta dela fita de electricista de forma a que a medalha não contacte directamente com o varão.




 E pronto!



Variação

Esta é uma variação do mesmo princípio. Em vez de medalhas usámos espalhadores de fogão a gás e em vez de varão roscado, pincéis. Tudo montado numa caixa. Desmonta-se muito facilmente e transporta-se tudo dentro da caixa. Super-portátil!







Como se tocam:
As medalhas percutem-se com baquetas duras (com extremidade de metal). Há muitas formas de as fazer e pode ser tão simples como usar um pedaço de varão roscado, um parafuso ou uma fêmea colocada na ponta de um segmento de madeira (por exemplo um pau de comer comida chinesa). 

Algumas composições originais:
Ali Bali        Auriga        Duo        Fandango       Solo M1        Solo M2        Trio      Quinteto dos Arcos        Quinteto Índios do Carvalhido    


Protocolo 
Este é um esquema para imprimir e ter ao pé de si quando estiver a fazer o metalofone.

Clique aqui para descarregar instruções de montagem.